quarta-feira, 25 de março de 2009

Esquerda no Brasil

Bom, o que é ser de esquerda no Brasil? É gostar de Marx? É usar camisa do Che Guevara? É pichar nos muros da cidade "ABAIXO A DITADURA"? É achar Obama gatinho? Não, não.
Ao tentarmos definir o que é a esquerda brasileira, entramos numa questão muito complexa e ao mesmo tempo muito simples. Muito complexa porque tem muita gente que acha que ser de esquerda é obrigatoriamente ser comunista. Não. Ser comunista é defender um modelo de sociedade ideal, na qual haveria uma convivência harmoniosa entre todas as pessoas, igualdade absoluta. Ser de esquerda não é sonhar com a sociedade perfeita; é enxergar e tentar mudar os defeitos da nossa sociedade.

Exemplifiquemos com o que nos está próximo: atual crise do sistema neoliberal. Como se sabe muito bem, quando eclode uma crise é porque algo não estava indo bem, é porque faz-se necessário consertar alguma coisa. Pois vejamos, "crise do NEOLIBERALISMO". Se quem está em crise é o sistema neoliberal, quem conseqüentemente precisa ser modificado, ou exterminado? O Neoliberalismo, ora pois. E o que é o Neoliberalismo? Em palavras simples, a farra do mercado, a mão invisível do Estado. Então, se esse sistema que visa apenas a alimentação do mercado e desconsidera problemas sociais entra em crise, o que se conclui? Que é necessária uma interferência maior - ou existente, digamos assim - do Estado. Mesmo que se tenha criado o Estado intervencionista pós-29, faz-se necessária agora a sua reelaboração.
Conluindo, camaradas, ser de esquerda é isso. Como disse Emir Sader, a característica da esquerda brasileira contemporânea é ir de encontro aos paradigmas neoliberais. E eu assino embaixo: enquanto Olavo de Carvalho & cia sonham com a vida infinita desse sistema predatório, eu, o Emir Sader, a crise de 2008 e a (verdadeira) esquerda do Brasil gritamos: Neoliberalismo, BYE BYE!

4 comentários:

subliterato disse...

tem aquela resvita né... q te emprestei kkk.. massa o texto!

Antônio disse...

Você escreve muito bem e tem muito futuro como tal =)
De fato, o neoliberalismo, entrou no fim do ciclo da sua própria autofagia e agora está submerso no próprio veneno que destilou durante anos...

Júlio disse...

Sim, é verdade, o neoliberalismo tá morrendo, mas temo que ele arraste o capitalismo (ou pelo menos alguns países que o utilizam) com ele. Sendo assim, temo pelo que pode acontecer ao país, visto que as portas para a entrada do sistema socialista se ampliariam ainda mais. Pelo que aprendi até hoje de historia, nenhum sistema socialista conseguiu ser posto plenamente em prática, sempre há a necessidade da ditadura, do Estado com mãos de ferro, da privação do livre arbítrio e, acima de tudo, de uma lavagem cerebral absurda (tá, nada que não aconteça hoje em dia na nossa amada pátria mãe). Mas de nada adianta especular, o jeito é tentar agir, tentar articular, tentar mobilizar.
Pena que o povo brasileiro é tão acomodado. Pena que estamos presos com cabrestos apertados e só alguns conseguem ver além do couro maciço que nos direcionam...

MeNina disse...

Julio capitalista safado rsrsrs BRIMKS