quinta-feira, 19 de março de 2009

Sobre o medo de pensar

É engraçado como há dias em que se para e se pensa. O cotidiano que hoje se apresenta em nossas vidas acabou por aniquilar a própria experiência existencial: não se vive mais, mata-se o tempo. Por isto mesmo, os dias em que se para e se pensa são extremamente especiais. A constatação do mundo à nossa volta não é algo que se revela todos os dias. O costume faz com que esqueçamos que estamos no mundo, e não pior que isso, que esqueçamos o quão fantástico e complexo este mundo é.
Os carros, os estudos, o trabalho, os filhos, as contas a pagar, os serviços a prestar, os horários a cumprir: são estas tarefas que nos aniquilam a capacidade de reflexão. Os próprios padrões imagéticos fazem com que o conteúdo, ou seja, o que se pensa seja quase que totalmente deletado. Digo quase que totalmente porque ainda se salvam os valores - ou a moral -, sobre os quais ainda existe um pouco de reflexão.
Ainda assim, viver virou comum: não se percebe o quão incrível é estar em um mundo em constante movimento, que há muito tempo está em constante movimento; não se para mais para pensar o quão é fantástico saber da História e estar fazendo parte da História. Além de que, apesar de todas as adversidades da contemporaneidade, vivemos numa época de novidades sem precedentes. Antagonismos nunca foram tão visíveis: o mundo nunca esteve tão unido e, ao mesmo tempo, nunca tão separado. As desigualdades e as semelhanças aumentam proporcionalmente.
Falando-se de história mundial, encontramo-nos mais uma vez num período de decisão. É agora que se faz necessário pegar tudo que há de bom nessa contemporaneidade e potencializar. Mas, uma coisa se sabe muito bem: sem o poder da reflexão e do pensar, absolutamente nada poderá ser feito.

Um comentário:

Renan disse...

Ótimo texto.

Fico feliz de encontrar mais uma pessoa neste mundo que ainda não perdeu a capacidade mais bonita no ser humano: pensar e, logo, filosofar.

Parabéns, continue assim, distinguindo o que é "Matrix" e o que é "Realidade" e vc sempre será uma pessoa mais livre. ;)

[]s!